Próximos satélites de UbatubaSat e SpaceLab – SpaceLab UFSC

O grupo UbatubaSat irá lançar o seu primeiro CubeSat utilizando a plataforma do FloripaSat-1, desenvolvida pelo laboratório SpaceLab da UFSC, composta pelos seus módulos núcleo (EPS, OBDH e TT&C). O lançamento está previsto para abril de 2020.

Está sendo planejado o desenvolvimento de outros dois satélites em parceria com o SpaceLab para os anos de 2022 e 2024.

CubeSat FloripaSat-1, mesma plataforma a ser usada em futuras missões do UbatubaSat

O projeto UbatubaSat tem como objetivo despertar, no início da vida escolar, o interesse dos alunos por ciência e tecnologia, especialmente na área aeroespacial. O projeto foi idealizado pelo professor de matemática Candido de Moura da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, ele lançou o desafio a seus alunos de quinta série do ensino fundamental para montar um Pico satélite, que depois seria conhecido como Tancredo-1. Seu lançamento foi realizado em dezembro de 2016.

Atualmente cerca de 400 alunos participam do programa, onde participam de diversas atividades como cursos de solda com qualificação espacial e eletrônica básica.

Estudantes do UbatubaSat nos Estados Unidos durante um intercâmbio cultural em Agosto de 2019