Resultado Inscrições Processo Seletivo 20.1 – SpaceLab UFSC

O SpaceLab UFSC publica o resultado da primeira fase do Processo Seletivo 20.1, abaixo estão os nomes dos candidatos da graduação selecionados:

• Guilherme Ludwig
  • Luiz Cláudio Macedo Januário
  • Bruno Cayres Messias
  • Guilherme Beck Lemos
  • Laís Lana de Pinho
  • Andrey Nezzi
  • João Guilherme Fritsche
  • Gustavo Maykel da Silva Seidel
  • Nicollas Squillante
  • Gabriel Orleans
  • Felipe Hugo Costa de Oliveira
  • Enzo Gomes Sônego
  • Gabriel Antonio Nalin Bettanin

Se o seu nome estiver acima, você receberá um convite via e-mail para agendar sua entrevista. O período para ela ser realizada é de 10 a 12 de março. Se, em qualquer caso, você não encontrar um horário ideal para a sua avaliação, envie um e-mail para contact@spacelab.ufsc.br com outro horário disponível, tentaremos entrevistá-lo mesmo em horários de trabalho não usuais no SpaceLab.

A próxima parte do processo seletivo será composta por uma breve entrevista de aproximadamente 20 minutos e um desafio da escolha do candidato, podendo ser na parte de software, hardware ou mtm. Os demais desafios das outras áreas (GRS, MEC, AIT) serão complementares, mais detalhes serão descritos abaixo. O tempo para realização dos desafios da área de software e hardware poderão se estender a 25 minutos.

Os desafios para cada área estão listados abaixo:

Software (SW)

O canditado terá que demonstrar conhecimento básico em programação na elaboração de 3 programas e na utilização da ferramenta git, será disponibilizado um computador com sistema operacional Linux. Os três programas deverão fazer as seguintes tarefas:

1. Imprimir os 10 primeiros números naturais pares;

2. Escrever uma função que recebe um número natural n e retorna o fatorial de n;

3. Escrever uma função que recebe uma lista de inteiros e um número. A função deve retornar “S” caso o elemento esteja contido na lista e “N” caso não esteja contido.

Os programas podem ser desenvolvidos na linguagem de programação desejada, porém será dado preferência aqueles que foram elaborados na linguagem C, a mais utilizada no SpaceLab UFSC.

No uso do git o candidato terá que saber criar um diretório local com seu nome para identificação, sincronizar com um diretório remoto presente no GitLab (link será enviado via e-mail para se ter acesso), fazer os commits de cada programa finalizados ou até onde se conseguiu desenvolver e solicitar a merge na branch master do repositório. No caso do desafio na parte de software os commits terão que ser feitos para a branch dev_software e não diretamente para a master.

Hardware (HW)

O canditado terá que demonstrar conhecimento básico em soldar poucos components “through hole” em uma PCB, elaboração final de um projeto no Altium Designer e na utilização da ferramenta git. O candidato poderá escolher em fazer a tarefa da solda ou projeto no Altium Designer ou ambas.

Na atividade de solda será disponibilizado uma bancada com todas as ferramentas necessárias, e para a atividade no Altium um computador com sistema operacional windows 7 com a versão 17.0 do software.

O projeto do altium designer a ser terminado vai possuir algumas partes já prontas, o objetivo é que ele seja completado até a parte de layout na PCB.

Para o desafio na parte de hardware as etapas a serem feitas no uso do git são semelhantes, apenas mudando a branch a ser destinada os commits que será a dev_hardware.

Sugestão de tutorial a ser seguido sobre o Altium Designer, nos vídeos é feito na versão do 18.1 porém é bem semelhante a 17.0: https://youtu.be/KpgTud1iQ-4

Tanto para os desafios de software e hardware será avaliado não somente a conclusão com êxito das tarefas, porém a maneira como foram feitas ou como se buscou por conta própria as soluções, perguntando o mínimo de vezes possível. Plágios diretos da internet ou de outro candidato serão desclassificatórios.

MTM (Marketing and Talent Managment)

O canditado terá que fazer uma pequena apresentação de 15 minutos sobre o SpaceLab para os avaliadores presentes. Será avaliado a oratória, conteúdo usado e abordado e criatividade. A apresentação pode ser feita em slides caso preferir, nesse caso será disponibilizado um projetor. O candidato deve de preferência levar o próprio computador para fazer a apresentação, caso não seja possível deve-se avisar antecipadamente via e-mail contact@spacelab.ufsc.br.

GRS, MEC, AIT (GroundStation, Mecânica e Montagem, Integração e Testes)

Nestas áreas serão feitas algumas perguntas sobre cada uma. O candidato deve ler o máximo de informações que achar relevantes. Será avaliado até que ponto buscou-se informações e se aprofundou nos assuntos. Estas perguntas serão feitas durante a etapa da entrevista curta.

Queremos agradecer a todos pela participação, qualquer dúvida entre em contato conosco via e-mail.